sábado, 4 de dezembro de 2010

Convergência no Twitter

Hoje em dia o conceito de interatividade esta presente em tudo. Vivemos no mundo interativo. Programas de televisão, sites de internet, rádio, tudo nos desafia a ser interativo e ter uma participação ativa junto ao meio.
Mas é na internet que o “interativo” ganha cada dia mais força. Tudo é interativo na visão dos internautas. Os jogos, os bate-papos, as compras on-line, e tudo que se possa fazer através do computador.
O conceito de interativo já existia antes disso, é fato, sempre esteve presente.O termo ganhou força com questão digital pressupondo um termo utilizado para designar a ação entre homem e máquina.
O que vemos hoje, com as tecnologias do digital, não é a criação da interatividade propriamente dita, mas de processos baseados em manipulações de informações binárias (André Lemos, professor).
Com uma rapidez incontrolável o internauta tem em suas mãos cada dia mais novidades para se manter interativo com outros internautas de todo o mundo, independe de cor, sexo, idade ou credo. E um destes meios é o twitter, hoje o xodó da internet. Lá podemos nos comunicar de maneira instantânea ou de forma offline com outros usuários, os “seguidores”.
O twitter é hoje o meio de convergência digital que mais cresce com participantes no mundo. No microblogue, as pessoas optam por falar de si, mandando imagens de locais onde estiveram, vídeos utilizando o youtube para mostrar o que fizeram em conjunto com amigos, mandam links de blogs e textos que gostariam de compartilhar com amigos.
Eu confesso que ainda não sei utilizar todas as ferramentas do twitter e muitas vezes me sinto meio perdido. Pela própria falta de tempo acabo utilizando pouco este espaço. Mas conforme vou colocando meus “posts” vejo que meu número de seguidores cresce e interage comigo respondendo os recados, contestando, concordando e o mesmo acontece comigo no fator inverso.
Atualmente na busca de aumentar os acessos aos meus blogs, resolvei testar o twitter mandando os links das principais notícias. Tenho atualmente aproximados 100 seguidores e percebi que tive este número de aumento de visitas. Ao realizar isso percebemos a convergência entre as mídias. Neste caso utilizando da internet para a própria internet.
Dentro do próprio microblog encontramos um perfil intitulado “Convergência Digital” (http://twitter.com/convergencia) que é uma mostra “real” da convergência no twitter. Neste perfil são colocados vários links com notícias de um outro site - http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home – que trata do tema com noticias de todo o mundo.
Outra faceta que comprova esta convergência está nos programas de rádio. São vários os apresentadores que se valem do twitter para interagir com seus ouvintes. Os programas de TV cada dia utilizam mais o serviço. Outro dia o programa “Super POP” colocou um debate no ar somente através do serviço, relatando o caso do ex-polegar Rafael Ilha, que tentou suicídio após discutir com a ex-mulher. Imaginem um programa de televisão guiado pelo comentários dos “twiteiros de plantão”? Não imaginaríamos isso há algum tempo atrás. E a discussão no ar movimentou outras discussões do tema dentro do twitter de pessoas em todos os cantos e lugares, em seus notebooks ou com seus celulares e até mesmo descansando em casa navegando no PC.
A conclusão que podemos chegar ao estudar tudo isso é que hoje as mídias estão envolvidas em um meio comum. Todas estão interligadas, trabalhando em conjunto. Hoje ouvimos rádio pela internet e baixamos filmes para o computador, tudo usando a internet, ao mesmo tempo em que comentamos noticias no twitter e desenvolvemos discussões em fóruns ou namoramos pelo MSN, enquanto falamos ao telefone para saber como estão alguns parentes que ainda nem sabem como usar um computador, mas que estão ouvindo no radinho aquela mesma rádio que ouvimos no PC. É meio louco? Não! É Real, e cada dia mais real!!
O próximo passo, ou próximos, será a Televisão Digital e também o Rádio Digital. A primeira parece mais próxima de chegar aos nossos lares em seguida, prometendo que podermos interagir com a programação televisiva, e o melhor, usando só a própria TV, e quando isso for realidade seremos avisados, primeiro, pelo twitter!


Nome: Augusto Pinz
Jornal
Canguçu/RS
Texto produzido para a cadeira de "Comunicação de Cibercultura da UCPel"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!