domingo, 3 de abril de 2011

DENARC/RS

DENARC - Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico

Em 1995, no dia 27 de novembro, foi criado pelo Decreto nº 36.309 o DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INVESTIGAÇÕES DO NARCOTRÁFICO - DENARC, órgão da execução da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL e está subordinado diretamente ao Exmº. SR. Chefe de Polícia.
Sua atribuição é coordenar, fiscalizar e executar na área do Estado, em cooperação e concorrentemente com o DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, órgão do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA/BRASIL, as atividades referentes a polícia judiciária nos delitos de tráfico e uso indevido de substâncias entorpecentes ou que determinem dependências física ou psíquica.
Em 1997, no dia 13 de de março, com a edição do Decreto nº 37.301, o DENARC teve sua estrutura orgânica estabelecida, muito embora já tivesse atuando a exatamente um ano.
Em 2001, com suas Divisões estruturadas e definidas e em pleno funcionamento, o DENARC parte para a ampliação de suas atividades, através da busca do comprometimento dos demais Órgãos Policiais do MINISTÉRIO PÚBLICO, do PODER JUDICIÁRIO e da COMUNIDADE, numa perfeita parceira para o enfrentamento contra o crime organizado que atua na área do narcotráfico.
Na sua estrutura, dispõe o DENARC da DIVISÃO DE INFORMAÇÕES CRIMINAIS - DIC, que tem como atribuição fundamental o serviço de análise criminal. Além do processamento de informações relativos a ação de narcotraficantes, mantém atualizado o banco de dados, bem como subsidia à área operacional da DINARC, e, ainda as DIVISÕES REGIONAIS METROPOLITANAS (DRMs) e as DELEGACIAS REGIONAIS DE POLÍCIA (DRPs)
A DIVISÃO DE INVESTIGAÇÃO DE NARCOTRÁFICO - DINARC, tem a coordenação, operacionalidade e fiscalização, em âmbito estadual, das atividades de investigação de narcotráfico e executa esse trabalho através das cinco Delegacias Especializadas a ela subordinadas, tendo cada uma delas as seguintes áreas de atuação:

1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DN : Operações Especiais
2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DN : na Capital do Estado
3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DN : na Região Metropolitana
4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico - DN : no Interior do Estado
Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento - DPPA

Esta Divisão mantém uma equipe especializada no manejo de cães farejadores, que atuam na busca incessante de drogas nas operações realizadas pelas Especializadas e em apoio aos demais Departamentos da Polícia Civil.
Além dessas duas Divisões voltadas à investigação propriamente dita, o Departamento conta ainda com uma DIVISÃO DE ASSESSORAMENTO ESPECIAL - DAE, vinculada ao Gabinete do Diretor, incumbida de dar assessoria nos assuntos de administração geral, jurídico, planejamento e técnico policiais, e com a DIVISÃO DE PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO - DIPE, voltada ao desenvolvimento de programas, cursos e palestras de prevenção à disseminação do tráfico e uso de drogas, atividade esta que aproxima o DENARC da comunidade.
Este Departamento ostenta em seu emblema, além da tradicional estrela da Polícia Civil nas cores preto e branco, uma águia vermelha, com suas asas abertas, que simboliza o vigor e perspicácia que deve ter um Órgão que tem como função precípua o combate à atuação do crime organizado, em especial, o narcotráfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!