sábado, 2 de julho de 2011

Exemplo de Protocolo

Na última quarta-feira (29) estive participando do "3º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do trabalhador e proteção da criança e do adolescente, em Canguçu. Promovido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), empresas associadas e a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), o evento aconteceu na sede campeira do CTG Sinuelo com a presença de produtores de tabaco, agentes de saúde, diretores de escola, autoridades, orientadores agrícolas das empresas associadas e a imprensa. Foram mais de 380 pessoas.
Os esclarecimentos servem para que o produtor rural trabalhe com mais segurança em suas atividades diárias. Uso de roupas adequadas, utilização correta de agrotóxicos, entre outras medidas foram debatidas, bem como, a questão de trabalho infatil nas propriedades.
Mas meu comentário aqui é em razão da organização. O evento todo foi planejado para que fosse o sucesso que foi. Semanas antes as matérias já eram enviadas para a imprensa através da AI dos SindiTabaco. No dia do evento o protocolo, logo na entrada, deu espaço apenas para as autoridades que confirmaram e que representavam algum órgão municipal, como Câmara e Prefeitura, por exemplo. Nada daquelas coisas de citar até o primo do amigo do tio do vô do vizinho do deputado. Foi objetivo e com isso não foi massante.
Hoje por conta do "puxasaquismo" os protocolos são intermináveis. Todo mundo se define represetante de alguma coisa para ser citado no microfone. Muitos dizem ser representantes de algo sem ter uma carta de apresentação, o que seria a maneira certa. Aqui em Canguçu, pasmem, cita-se até assessoria de imprensa. Isso mesmo, um órgão que assessora a imprensa e que está lá como "serviço interno", digamos, é citado no protocolo dos eventos em nossa cidade. Total falta de noção. Também na tentativa de "fazer os lados" com a imprensa citam fulano de tal da rádio tal, do blog tal. Que isso? Citem apenas um agradecimento a imprensa e ponto final. Ninguém fará uma matéria melhor ou pior se for ou não citado.
Ainda foi entregue um Press-Kit, uma bolsa com um bloco para os jornalistas, caneta, e um livreto com detalhes do projeto. SindiTabaco, Afubra e os demais estão de parabéns e tomara que sirva de exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!