segunda-feira, 30 de junho de 2014

Blogueiros lançam campanha: "Plágio não é legal"

A Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) está lançando a campanha "Plágio não é Legal", com objetivo de combater a reprodução indevida de conteúdo de blogueiros associados através de páginas de outros blogs e sites na web, além de veículos de comunicação que se utilizam de postagens - e principalmente de imagens - sem a devida autorização ou créditos. 
A ABBV foi criada há dois anos e atualmente conta com mais de 130 blogueiros que agora buscam respeito através da campanha.
Segundo site Comunique-se a presidente da ABBV, Sílvia Oliveira conta que o problema enfrentado pelos blogueiros quanto ao plágio é, “infelizmente”, maior do que se imagina. “É muito comum que textos, fotos e vídeos originais publicados pelos blogueiros de viagem sejam usados indevidamente por empresas, veículos da mídia tradicional e até mesmo outros blogueiros do segmento. Em vários casos, a cópia é integral”, ressalta a executiva, de acordo com a comunicação da entidade.
Para a presidente da ABBV muitos casos não são feitos de má fé, apenas falta a informação de que as pessoas cometem um crime violando a lei de Direito Autoral que permite somente a reprodução de um trecho da obra original - com citação da fonte e sem objetivo de lucro em cima do conteúdo produzido pelo colega. “Existe a crença errônea de que ‘se está na internet não é de ninguém’. Isso não é verdade. Queremos que o mercado entenda que o blogueiro de viagem investe dinheiro e tempo na produção de conteúdo original e esse trabalho precisa ser respeitado e valorizado”, externa a presidente da ABBV, que chama a atenção para o fato da campanha, assim como o código de ética adotado pelos associados, ter o intuito de “educar o mercado” no que se diz respeito aos textos divulgados na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!