sábado, 27 de dezembro de 2014

Loja Maçônica que leva o nome do padroeiro da Imprensa Completa 40 anos em Pelotas

A Loja Hipólito José da Costa n° 63 comemora neste sábado (27), exatamente, 40 anos de fundação e de atividades ininterruptas na sociedade pelotense, trabalhando de forma discreta, cultuando a liberdade, a fraternidade e a igualdade entre os homens, alicerçada sobre os pilares da tolerância, da justiça e da filantropia.

No Brasil, em 1974, a imprensa comemorava os 200 anos do nascimento de seu patrono, o jornalista Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, ao mesmo tempo em que os maçons da Loja Simbólica Fraternidade n° 3 idealizavam a fundação da primeira Loja Simbólica do Estado do Rio Grande do Sul a trabalhar no Rito de York. Dessa forma, escolheram o nome da loja como sendo Hipólito José da Costa, homenageando o ilustre maçom.

Em 27 de dezembro de 1974, sob o decreto n° 991, do então sereníssimo grão-mestre das Grandes Lojas Maçônicas do Estado do Rio Grande do Sul, Celio Seffrin, foi autorizado o funcionamento da Loja Simbólica Hipólito José da Costa n° 63. Loja esta, que trabalhou por 17 anos no templo do Rito Escocês Antigo e Aceito - Reaa da Loja Simbólica Fraternidade n° 3, situado a rua Andrade Neves, 2.202, em Pelotas.

Em 1992, após a construção de um templo para a prática do Rito de York, a Loja Simbólica Hipólito José da Costa n° 63 passou a funcionar em sede própria na rua João Pessoa, 1.060, em Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre os textos e fatos divulgados no blog são muito importantes, por isso, serão analisadas e posteriormente, se estiverem de acordo com os temas, liberadas.
Forte abraço!!!